No Sábado, 23 de Março, pelas 15h30, na Macaréu, Associação Cultural, no Porto, a MUBi dinamizou uma conversa sobre este movimento, discutindo a ampla reivindicação do direito das crianças à cidade que lhe subjaz e levantando questionamentos e convicções sobre que cidades queremos.

A Kidical Mass é um movimento internacional que está activo em Portugal desde 2022 e reivindica cidades mais inclusivas da mobilidade activa, particularmente das crianças e jovens. No actual cenário de dominação do espaço pelo automóvel, a autonomia das crianças e jovens é muito limitada e o seu direito à actividade física está fortemente condicionado, contribuindo para problemas de saúde física e mental.

A conversa incluiu a apresentação do livro “Isto não é uma história infantil!”, já divulgado pela MUBi, da autoria de Liliana Madureira (texto) e Gabriela Araújo (ilustrações), realizado no âmbito do Movimento Kidical Mass. Para além das autoras, foi convidada Carina Coelho, doutorada em Ciências da Educação, professora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, particularmente envolvida nas áreas curriculares de Educação Social e de Educação Básica.

A ilustradora Gabriela Araújo destacou o facto de o livro incitar a participação das crianças em questões que, erradamente, são deixadas exclusivamente aos adultos que planeiam e mantêm as cidades e tomam opções de mobilidade por elas. Infelizmente, não pudemos contar com a presença da Liliana Madureira, por motivos de força maior.

A Carina Coelho frisou a relevância dos direitos e da sua reivindicação, salientando o direito ao lazer, à cultura, à educação, à  actividade física. Lembrou a Carta das Cidades Educadoras, assinada por cerca de 94 municípios portugueses, incluindo o Porto, que pressupõe que a cidade enquanto espaço social tem potencialidades e quem o administra tem responsabilidades, na garantia de condições para o exercício de um amplo conjunto de direitos e na promoção da participação cidadã. Salientou também a importância do encontro e a necessidade de criar espaços de encontro nas áreas urbanas, lugares para as sociabilidades e não só para a mobilidade. Assim, segundo a investigadora e professora, o modo como nos condicionamos e somos condicionados a viver pelos poderes públicos deveriam ser revistos.

As pessoas presentes na conversa partilharam preocupações várias, concordando com a necessidade de continuar a agir para possibilitar às crianças modos de vida mais activos e saudáveis em ambientes mais sustentáveis e inclusivos, bem como para promover a autonomia das crianças.

A próxima edição da Kidical Mass ocorrerá entre 27 de Abril e 5 de Maio de 2024 e já estão confirmadas acções em 30 localidades do país. Este número tem vindo a crescer, assim como a quantidade de pessoas e organizações envolvidas na organização e na celebração desta iniciativa. É possível aderir à iniciativa contactando a organização.

Comments are closed.