A MUBi colaborou na realização de um vídeo sobre os problemas de logística nas cidades, e as vantagens e desafios da Ciclologística, filmado no Porto.  Este vídeo foi financiado através de uma bolsa atribuída à Bicycle Mayor do Porto no âmbito de uma campanha da Clean Mobility Collective focada na redução das emissões da logística, particularmente da “última milha de distribuição”. Teve a colaboração da Ciclologística Porto e beneficiou do testemunho de um dos seus clientes lojistas, a Zero Plástico

A propósito do lançamento do vídeo, decidimos organizar duas conversas sob o mote “O espaço urbano para quem? Problemas e soluções em entregas nas nossas cidades”, no Porto e em Lisboa.

No Porto, convidámos para este diálogo, Catarina Breia Dias da Future Design of Streets, João Gonçalves da STCP Serviços, José Braga, da Ciclopatrulha da Polícia Municipal do Porto, Catarina Leitão da Zero Plástico e Stef Michielsens da Ciclologística Porto.

Oradores da sessão do Porto, na Livraria Gato Vadio

Aconteceu no dia 9/03, na Livraria Gato Vadio, motivando a participação activa de um grupo de pessoas de várias idades preocupadas com os usos do espaço urbano e a falta de condições para a mobilidade activa.

O evento foi antecedido de algumas notícias sobre a temática da logística, nomeadamente a da exigência da Câmara Municipal do Porto para maior autonomia municipal na gestão da logística urbana, no entanto o Plano de Logística Urbana Sustentável inclui apenas uma menção aos modos suaves. Estas notícias motivaram a reportagem do Porto Canal, na Gato Vadio, minutos antes do início da conversa.

Reportagem da Porto Canal sobre logística urbana, mencionando a sessão do Porto

Em Lisboa, a MUBi convidou Rui Abranches da Yoob, Bernando Campos Pereira da Lisboa E-Nova, Ana Pereira da Bicicultura, e Miguel Cambão da Divisão de Estudos e Planeamento da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, com a moderação de Ricardo Ferreira da MUBi. A conversa teve lugar no dia 14/03, na Livraria Ler Devagar, apenas com 3 dos 4 convidados por contratempo surgido à última da hora com o representante da Yoob.

Face a esta ausência, a conversa focou menos o ponto de vista do negócio da ciclologística, e abordou mais o impacto que a bicicleta e, em particular, os vários tipos de bicicleta de carga, podem ter no transporte de pessoas e bens dentro das cidades. Afinal de contas, muitas das deslocações de veículos motorizados são justificadas pela necessidade de transportar crianças, ou objectos volumosos, tanto por particulares como por empresas.

Oradores da sessão de Lisboa, na Livraria Ler Devagar

As 3 instituições presentes têm tido iniciativas focadas na melhoria da circulação de bicicleta na cidade mas, também, na expansão da utilização de bicicletas de carga. Em particular, a Câmara Municipal de Lisboa com o projecto City Changer Cargo Bikes e a Veloteca da Bicicultura deram ou dão acesso a cargo-bikes de vários tipos, para que haja uma experiência prévia que ajude na decisão de adquirir ou não uma bicicleta, e que bicicleta, para optimizar a logística de empresas e famílias.

A conversa foi fluída e interessante, embora com pouca participação do público. Se não teve oportunidade de estar presente, pode assistir à sessão no canal YouTube da MUBi.

Comments are closed.