A MUBi, a Estrada Viva, a UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, a ACA-M e a FCPUB, estiveram reunidos com a Câmara Municipal de Lisboa e a European Cyclists’ Federation para discutir e apoiar a candidatura da capital portuguesa à organização da conferência Velo-City 2021.

Entre os vários assuntos abordados, salientou-se o momento actual da bicicleta que está na ordem do dia em Portugal.

Reforçámos a necessidade, a curto prazo, da criação de uma estratégia nacional que promova o uso utilitário da bicicleta, não só com a criação de infraestruturas adequadas e seguras, mas também com medidas de acalmia de tráfego que tornem as nossas cidades seguras para todos. Abordámos também a necessidade de incentivos fiscais na aquisição de bicicletas e de programas de compensação a quem opte por se deslocar de bicicleta diariamente.

Lisboa tem dado os primeiros passos na promoção do uso da bicicleta, na criação de infraestruturas, em programas de acalmia de tráfego e na colaboração com as associações ligadas à bicicleta.

Acreditamos que a organização desta conferência poderá ser o catalisador da mudança, dando claros sinais aos decisores políticos de que o uso da bicicleta é uma das grandes soluções para a melhoria da qualidade de vida das nossas cidades.

Tags:
 

Comments are closed.