O Dia Mundial da Bicicleta celebra-se a 3 de Junho; em 2023, coincidiu com o fim-de-semana. A MUBi co-organizou e participou em várias iniciativas que pretenderam dar maior visibilidade ao papel deste meio de transporte na mobilidade urbana. Entre elas, contaram-se a apresentação do diagnóstico da mobilidade no ensino superior em Portugal, um webinar sobre mobilidade em Portugal, um comunicado em prol de política pró-mobilidade activa, uma sessão de ensino/aprendizagem a andar de bicicleta e ainda um passeio solidário em prol da manutenção de espaços verdes urbanos.

Por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de 12/04/2018, celebra-se anualmente a 3 de Junho o Dia Mundial da Bicicleta. Nessa resolução, pode ler-se que uma das motivações para esta celebração é reconhecer…

“(…) a singularidade, a longevidade e a versatilidade da bicicleta, que é utilizada há dois séculos, e que é um meio de transporte simples, acessível, fiável, limpo e ambientalmente sustentável, promovendo a protecção do ambiente e a saúde.”

UN A/RES/72/272

Dia 24 de Maio: promovendo a mobilidade activa no ensino superior em Portugal

No dia 24 de Junho, a MUBi dinamizou uma sessão na Escola Superior de Educação (Politécnico do Porto), à conversa com Cecília Silva e Rita Ferreira, ambas pertencentes à Rede Campus Sustentável, que partilharam os resultados do inquérito à mobilidade nos campi portugueses.

A sessão incluiu a transmissão da entrevista com Leszek Sibilski, promotor do Dia Mundial da Bicicleta, realizada pela Vera Diogo.

Dia 2 de Junho: circunscrevendo dependências e promovendo alternativas

Na dia 2 de Junho, a MUBi convidou a Maria Luísa de Sousa, investigadora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT/NOVA, para apresentar um webinar com o título “Portugal ao volante: história de uma dependência”. O webinar gravado está disponível através do canal de Youtube da MUBi aqui.

Também no dia 2 de Junho decorreu um passeio de bicicleta nas ciclovias junto ao Campus da Asprela, no Porto. Especial destaque para a visita guiada ao Parque da Asprela, com a participação do arquitecto paisagista responsável pela sua concepção, Miguel Lameiras.

Dia 3 de Junho, Dia Mundial da Bicicleta: ajudando nas primeiras pedaladas e na decisão política

Na manhã do dia 3 de Junho, junto à estação de metro do Pólo Universitário, no Porto, decorreu mais um sessão da oficina de aprendizagem de condução em bicicleta Bicircular, dinamizada por membros da MUBi e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB). Dos 8 aos 80 anos de idade, vários participantes deram as suas primeiras pedaladas com a ajuda dos voluntários.

No dia 3 de Junho, a MUBi também divulgou um comunicado apelando a uma efectiva liderança política e investimento do Estado na criação de condições para usar a bicicleta idênticas às que existem noutros locais da Europa. O comunicado pode ser consultado aqui.

Dia 4 de Junho: apoiando quem se bate por espaços livres

No dia 4 de Junho, a MUBi Porto organizou um passeio de bicicleta em solidariedade com os grupos integrantes do Movimento Espaços Livres (MEL), muitos dos quais reivindicam a criação, manutenção ou melhoramento de espaços verdes na Área Metropolitana do Porto. O passeio fez-se, sempre que possível, pelas parcas e débeis infraestruturas cicláveis do Porto como forma alertar para a necessidade de planear e construir uma rede ciclável no município. O destino dos participantes foi o Largo de Cadouços, à Foz Velha, onde se juntaram a outros membros do MEL e aos moradores desse Largo, que peticionam junto da autarquia contra a construção de um parque de estacionamento sob o seu jardim. Houve um momento para intervenções populares e seguiu-se um farnel comunitário. O resumo das participações pode ser consultado aqui.

Assim se podem resumir as iniciativas da MUBi por ocasião do Dia Mundial da Bicicleta em 2023. Todos os dias e todas as idades são boas para se começar a pedalar, como nos mostra a Bicircular. Até porque dependências antigas de meios de transporte poluentes e pouco amigos da cidade nos agrilhoam, não podemos passar sem nos juntar a quem quer a mudança, sendo nós próprios veículos da sua voz. Por cidades vivas, podem sempre contar connosco! Até já!

Comments are closed.